top of page
  • Foto do escritorTiago Koch

Você terá que provar que sabe cuidar!

Atualizado: 6 de mai. de 2022

Sim marujo, você terá que provar que sabe cuidar.

É possível que você encontre dificuldades em achar espaço no cuidado do seu filho ou filha.

É possível que sua parceira, família e sociedade invalide seu cuidar.

Sim, é bem possível.


Em tempos onde a equidade de cuidados é mais que necessária, por que isso acontece?


A resposta dessa pergunta talvez possa ser pautada na história.

Durante muito tempo, a responsabilidade da casa e do cuidado era de total ofício da mulher, enquanto o homem tinha a responsabilidade de prover financeiramente, trabalhando fora de casa. Ou seja , os homens tinham o privilégio de tudo que era público e as mulheres com limitação do privado e a obrigação em se realizar nesse espaço.


Talvez você esteja pensando " Beleza, eu já sei disso e já são outros tempos! ". Sim, são outros tempos, mas pouca coisa mudou para uma parcela muito grande das famílias e outras coisas estão enraizadas e naturalizadas tão profundamente que nem percebemos, mesmo aí na sua casa.


O que estou querendo dizer é que para muitas mulheres, abrir mão, dividir ou delegar essas funções relacionadas ao privado, a casa e ao cuidado, pode ser muito difícil, tanto de forma consciente mas inconsciente também. Porque sempre foi assim.


Além disso, a sociedade ainda irá cobrar da mulher o resultado desse cuidado.

Se a criança ficar suja, a culpa é da mãe, mesmo que tenha sido você a dar banho.Se sair desarrumada, a culpa é da mãe, mesmo que tenha sido você a arrumar.


Do nosso lado, nunca ocupamos esse lugar de cuidador, o que pode reforçar a ideia que não temos repertório para exercer tais demandas. O que de certa forma é verdade.


Sendo objetivo, se você quer mudar esse cenário e deseja ocupar seu lugar, você terá que demonstrar com todas as suas forças que está disposto e preparado para isso, ou pelo menos se preparando.


Ninguém irá delegar o que tem de mais importante na vida a uma pessoa que não sabe e não se interessa em aprender. Você faria isso?


Esse "provar" não é somente para sua parceira, mas para seus amigos, família, no trabalho ou na pracinha. Em todo lugar!

Só não esqueça que para provar, é preciso SER.


Um abraço.


Tiago Koch

 

Esse é um dos temas abordados no curso Gestação e Parto para Homens.


Acesse o link para obter mais informações.


 




83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page